TARGA – 1982/1988

                                                                MIURA TARGA – 1982 / 1988

targa0038

 

  

TARGA TETO “FIXO” 1984 (material publicitário do mod 84)    

6 - 2013-03-20 17.07.04

BRINDE “FACA TARGA” (PERSONALIZADA com o nome do proprietário gravado)                                         

Notas:

  • O 1º modelo da marca MIURA a ter o motor e tração dianteiros foi o TARGA.
  • O Targa/82 foi o 1º Miura a ter Computador de Bordo (lançado no Salão do Automóvel/SP em 1981). Não tinha sintetizador de voz, apenas marcava, digitalmente, informações como Km rodado, média de combustível gasto e lts restante no tanque. Possuia a logomarca MIURA, mas não foi desenvolvido nem produzido exclusivamente para ele. Posteriormente, foi adicionado o “sintetizador de voz” (um microcomputador) que pronunciava sete frases, entre elas: freio de mão acionado, falta de combustível, colocar o cinto de segurança…
  • No visual, seu diferencial eram as partes removíveis do teto sobre os assentos, que deixavam exposta uma estrutura em forma de “H”.
  • Inovação: veículo esportivo do tipo “três volumes”.
  • O modelo 82 (único ano) que  não possue bancos traseiros,
  • Em 1983 é lançado o TARGA “SÉRIE OURO”
  • Em 1984 é oferecido, aos consumidores, o TARGA de “TETO FIXO”
  • Os modelos TARGA e SPIDER 84/85 foram os primeiros modelos a terem a abertura do porta malas, por comando, interno, elétrico.
  • O TARGA  foi o 1º MIURA a possuir a “abertura das portas” por “controle remoto”, em 1986.
  • Os modelos 87 e 88 passam, também, a usar as rodas ESTRELA utilizados no SAGA 787.
  • Último Targa produzido: 88/88, chassi final…7224 (14/03/88) 

Motor ( WV  1.600 – água – BS 1600 e MD 270 )

  • Posição e cilindros: longitudinal dianteira, 4 em linha
  • Comando e válvulas por cilindro: no cabeçote, 2
  • Cilindrada :1.588 cm3
  • Taxa de compressão: 10: 1 (gasolina) 12:1 (álcool)
  • Potência máxima: 98 cv a 5.800 rpm
  • Torque máximo: 14,2 m.kgf a 3.000 rpm
  • Alimentação: um carburador de corpo duplo

Desempenho

  • Velocidade máx. 155 km/h
  • Aceleração de 0 a 100 km/h: 17 s

 

 Motor (a partir de 84) ( VW 1800 refrigerado a água do Santana) ( lançamento SALÃO DO AUTOMÓVEL / SP -1984) 

  • Cilindrada: 1.781 cm3
  • Taxa de compressão: 12:1
  • Potência máxima: 96 cv a 5.200 rpm
  • Torque máx: 15,6 mkgf a 3.400 rpm
  •  A partir de 83/84 motorização a gasolina ou álcool

Motor (modelos 86/88) VW AP-800

  •  

Desempenho

  • Velocidade máx:
  • Aceleração de 0 a 100 km/h :

Câmbio (PASSAT TS)

  • 5 marchas com tração nas rodas dianteiras

Freios

  • Dianteiros : a disco
  • Traseiros : a tambor

Direção

  • Assistência: tração mecânica
  • Escamoteável elétrica 

Suspensão

  • Dianteira: independente McPherson com estabilizador
  • Traseira: independente com eixo rígido  

Rodas

  • Rodas exclusivas SCORRO
  • Pneus: 185/70 R 14 (PIRELLI P-3)
  • em 84 é lançado novo modelo, agora com a inscrição MIURA em alto relevo
  • Os pneus agora são: 195/70 R aro 14
  • Os modelos 87 e 88 utilizam também as rodas Estrela, usadas no Saga 787  

Dimensões

  • O Miura Targa usa um novo sistema de monobloco, firmado em cima de um chassis tubular, amarrado aos quatro pontos de apoio das rodas, que garante desde a segurança, num todo, até a ótima dirigibilidade.
  • Comprimento: 4,27 m
  • Entre-eixos: 2,42 m
  • Capacidade do tanque: 64 litros
  • Peso: 890 kg  

Itens de conforto

  • computador de bordo, abertura das portas por controle remoto (itens raros em Targas, ANO 86)…
  • ar condicionado, trio elétrico, bancos em couro

Notas técnicas

  • Cores disponíveis:
  • 87/87: vermelho transparente, ouro transparente, preto perolizado, azul perolizado e azul abaete.
  • 87/88: bege perolizado.
  • 88/88: vermelho transparente e branco polar. 

 

revista AUTO ESPORTE –  Julho 1982

Revista 4 Rodas – JANEIRO 1986

Revista 4 Rodas – SETEMBRO 1986

 

Veja também em:  CATÁLOGOS / Peças Miuras-reposição / Arquivo peças

REFERÊNCIAS PARA AVALIAÇÃO DE ORIGINALIDADE (PLACA PRETA) ver em:  Miura Clube RJ  miuraclube.blogspot.com