TOP SPORT – 1989/1992

TOPSPORT

                                                 MIURA TOP SPORT  –  1989 / 1992

 

Notas

  • O “fora-de-série gaúcho”, Miura TOP SPORT,  foi o 1º carro brasileiro a contar com o sofisticado sistema de freios ABS (Antilock Brake System) (Opcional).
  • Foi o primeiro esportivo “fora-de-série” a usar motor  com “Injeção Eletrônica”(AP-2000i – multiponto).
  • “Suspensão ativa eletrônica”, desenvolvida pela COFAP, que permite três tipos de regulagens, para pisos de asfalto liso, de terra e até de paralelepipedo. O sistema funciona graças a sensores instalados nos amortecedores (opcional).
  • Bancos com “regulagem elétrica”.
  • Frigobar (opcional).  
  • “Piloto automático” e “câmbio automático (opcionais).
  • Retrovisor interno “fotocrômico”(dia/noite); abertura das portas por “controle remoto”.
  • Computador de bordo com “sintetizador de voz”…
    • Equipado com um microprocessador de 13 funções, o computador de bordo transmitia mensagens faladas (sintetizadas) avisando o motorista:
    • 1 – amarre o sinto de segurança
    • 2 – abasteça o tanque de combustível
    • 3 – solte o freio de mão
    • 4 – verifique a temperatura do motor
    • 5 – verifique a pressão do óleo
    • 6 – tire a chave da ignição e
    • 7 – ATENÇÃO,  ATIVADO.
  • Luzes sequênciais no pisca-pisca  (de dentro para fora)
  • Uma linha de “Neon” abaixo das sinaleiras dianteiras e traseiras.
  • Turbocompressor com intercooler (opcional).
  • Mod. 89, 90 e 91:Capô liso sem entradas de ar. A partir do mod 91/91 capô com entradas de ar.
  • O TOP SPORT tem a frente mais arredondada e alta em relação ao mod.  X 8.
  • Nos primeiros modelos (89/91) o motor era AP-2000 (álcool / gasolina), posteriormente (mod 91/91) passaram para o AP-2000i (gasolina).
  • O mod TOP SPORT EXPORTAÇÃO 91/91 possui o aerofólio mais alto que os demais.
  • Top: último ano 92 com modelo 93.

Motor (VW AP 2.000)

  • Posição e cilindros: longitudinal dianteira, 4 em linha
  • Comando e válvulas por cilindro: no cabeçote, 2
  • Cilindrada: 1.984 cm3
  • Taxa de compressão 12:1 (álcool) e 10:1 (gasolina)
  • Potência máxima: 125 cv a 5.800 rpm e 110 cv (gas.)
  • Torque máximo: 19,5 m.kgf a 3.000 rpm
  • Carburação  
  • Alimentação (AP-2000i): injeção eletrônica multiponto Bosch LE-Jetronic

 

Motor (VW AP 2000 i – GOL GTI)

 

  • gasolina

 

Câmbio

  • Marchas e tração: 5, dianteira

Freios

  • Dianteiros e traseiros : a disco / antitravamento (ABS) (Opcional)
  • Diant: disco – tras: tambor (quando não tinham ABS).

Direção

  • Assistência tração mecânica hidráulica
  • Escamoteável, elétrica, com regulagem de altura 

Suspensão

  • Dianteira: independente McPherson com estabilizador
  • Traseira: eixo de torção com estabilizador

Rodas

  • Pneus:195/70 R aro 14
  • Scorro modelo “estrela” 

 Dimensões

  • Comprimento:4,36 m
  • Entre-eixos:2,48 m
  • Capacidade do tanque: 75 litros
  • Peso: 930 kg

Desempenho

  • Velocidade máxima: 212 km/h
  • Aceleração de 0 a 100: 8 s

 

Itens de Conforto e opcionais

  • Vidros elétricos
  • Ar condicionado
  • Direção hidráulica.
  • Freios com ABS (opcional).
  • Suspensão eletrônica (opcional).
  • Retrovisor externo elétrico
  • Retrovisor interno fotocrômico (opcional)
  • Piloto automático (opcional).
  • Bancos/interior em couro.
  • Bancos com “regulagem elétrica”.
  • Tampa do porta malas com abertura elétrica.
  • Acendimento automático das lanternas através de célula fotoelétrica
  • Computador de bordo com sintetizador de voz
  • Teto solar em fibra de vidro
  • Turbocompressor com intercooler (opcional)
  • Rádio Toca-fitas.

Referências para avaliação de originalidade (placa preta) ver em: Miura Clube RJ