SPIDER – 1983/1988

                                                MIURA SPIDER – 1983 / 1988

spiderIV

Notas:

  • O modelo Spider tem as mesmas linhas básicas do Targa, com uma reestilização na frente, nas laterais e traseira, com o objetivo de adaptar-se à versão conversível.
  • Capota do tipo retrátil com acionamento manual. Confecionada com o mesmo tipo de material, leve e resistente, usado em pára-quedas, totalmente acolchoada por baixo. 
  • O PRIMEIRO MIURA vendido com COMPUTADOR SINTETIZADO foi um SPIDER, no Salão do Automóvel de 1984 – ainda era um modelo de teste.
  • Os SPIDER e TARGA 84/85 foram os primeiros modelos a possuirem a abertura do porta malas por comando, interno, elétrico.
  • Último Spider produzido: ano 87/ mod 88, chassi final …7253 (16/09/87)
  • O modelo Spider lança a linha curva lateral da carroceria (que seria também utilizada nos Targas em substituição a linha reta)
  • Os modelos 87 começam a usar as rodas do tipo “estrela” do Saga 787.
  • Os primeiros modelos já tinham as rodas com com o logotipo MIURA em ALTO RELEVO.
  • Último Spider produzido: ano 88 / mod 88, chassi final…JPAB7 139 (22/01/88) – foi EXPORTADO para a  ALEMANHA.

Motor 83 / 84 – WV Passat 1600 – MD 270  (1.6)

  • Posição e cilindros: longitudinal dianteira, 4 em linha
  • Comando e válvulas por cilindro: no cabeçote, 2
  • Cilindrada :1.588 cm3
  • Taxa de compressão: 8,3: 1 (gasolina) 00:1 (álcool)
  • Potência máxima: 88 cv a 5.800 rpm
  • Torque máximo: 13,3 m.kgf a 3.000 rpm
  • Alimentação: um carburador de corpo duplo

Desempenho

  • Velocidade máxima: 165 Km/h
  • Aceleração de 0 a 100 km/h: 14 s

Motorização – dependendo do ano poderiam ser:

  • WV AP-800 , VW 1800 (refrigerado à água-Santana) 

Câmbio

  •  5 Marchas e tração dianteira, tipo curto.

Freios

  • Dianteiros : a disco
  • Traseiros : a tambor

Direção

  • Assistência: tração mecânica
  • Escamoteável (elétrica) 

Suspensão

  • Dianteira: independente McPherson com estabilizador
  • Traseira: independente com eixo rígido

Rodas

  • Com logotipo “MIURA” em alto relevo.
  • Pneus: 195/70 R aro 14 (Pirelli P 44) 6.5 pol
  • A partir do modelo 87 passaram a usar os pneus PIRELLI P 77 e usar as rodas tipo “estrela”, também usadas no SAGA 787. 

Dimensões

  • Comprimento: 4,27 m
  • Entre-eixos: 2,42 m
  • Largura: 1,59 m
  • Altura: 1,24 m (com capota)
  • Capacidade do tanque: 65 litros
  • Peso: 895 kg
  • Chassi mais reforçado em relação ao mod. Targa 

 

Painel

  • Os Spider 83/84 e 84/84 possuiam o painel do Del Rey Ouro, sem serigrafia.
  • Os modelos 85 já tinham painel serigrafado.

Itens de conforto

  • Estofamento em couro
  • Desembaçador elétrico
  • Direção escamoteável elétrica
  • Vídros elétricos
  • Ar condicionado quente e frio

Notas técnicas

  • Cores disponíveis:
  • 87/87: branco perolizado, vermelho transparente e azul abaete.
  • 87/88: amarelo perolizado. 

 

Revista MOTOR 3 – OUTUBRO 1983

Revista 4 Rodas – DEZEMBRO 1983

Revista 4 Rodas – JANEIRO 1986

 

 

REFERÊNCIAS PARA AVALIAÇÃO DE ORIGINALIDADE (PLACA PRETA) ver em:

Miura Cube RJ   miuraclube.blogspot.com