Miniaturas MIURA 77 – Carros Inesquecíveis do Brasil e Jornal Extra

logomiuracluberjlogomiuraclubestrela

 

 Miniatura Miura 77 – Carros Inesquecíveis do Brasil  (MIURA CLUBE RJ)

Enfim, após mais de um ano do início do seu projeto, chega às bancas de jornal a edição 41 da coleção “Carros Inesquecíveis do Brasil”  com a miniatura do Miura 77.
Vamos conhecer um pouco deste trabalho:

Miura 77 1-432013-11-12 16.01.23
  

Em meados de agosto de 2012, Zacarias Balbi, presidente do Miura Clube Gaúcho & Antigos, recebeu o email de Philippe Marques, metrologista 3D da empresa PCT (Ixo Models), especializada no desenvolvimento de miniaturas de veículos em escala 1/43, à procura de um exemplar do Miura 77 para captação de medidas em 3D e fotografias para servir de modelo para sua reprodução em escala reduzida mantendo suas características originais.

Zacarias, no intuito de proporcionar aos fãs da marca Miura e aos antigomobilistas um modelo fidedigno ao original, forneceu o contato do Miura Clube do Rio de Janeiro para que pudesse auxiliar o profissional na busca deste Miura.
No mês seguinte, após contato realizado, Philippe já estava no Rio de Janeiro para realizar o escaneamento do Miura 77, número 10, de Flávio Pereira.

DSCN0095 DSCN0105

Para o trabalho, extremamente profissional, foi utilizado um scaner digital de última geração que, através de softwares específicos, sincroniza as imagens do veículo com tornos e máquinas eletrônicas, reproduzindo um molde que então será utilizado para fabricação do modelo desejado.

DSCN0107 DSCN0111 DSCN0113 DSCN0114

Já sabendo tratar-se de um exemplar da coleção “Carros Inesquecíveis do Brasil”, entramos em contato com Karla Andrade da editora Planeta De Agostini/Altaya colocando-nos à disposição para fornecer informações e imagens para a elaboração do fascículo sobre o Miura 77. Nosso objetivo era evitar que informações incorretas à respeito dos veículos Miura contemplassem essa publicação que é, sem dúvida, um referencial histórico da marca.
Karla e toda sua equipe receberam com satisfação nossa oferta e já no final do mês de maio deste ano recebíamos do jornalista e ex-piloto Bob Sharp o texto do 41° fascículo da coleção para a revisão técnica do Miura Clube RJ.
Com a grandeza que só os grande profissionais possuem, Bob Sharp concordou com nossas observações concluindo assim o texto sobre o modelo que iniciou a trajetória de sucesso da “fábrica dos sonhos”.
Além da imagens do Miura 77 de Flávio Pereira, não poderia faltar neste fascículo imagens do Miura 77 (n°12), impecavelmente restaurado, de Paulo Ricardo Marcadella.

12PP

Dois meses depois, para nossa surpresa, soubemos pelo blog T-Hunted, especializado em miniaturas de veículos, que a miniatura estava à venda no Ebay em Hong Kong, antes do seu lançamento no Brasil. Nossos associados João e Alexandre Arruda conseguiram adquirir uma das miniaturas que foi gentilmente enviada de presente ao clube.

055 059

Após curta temporada nas residências de vários membros do clube e aparições em eventos de automóveis antigos no Rio de Janeiro, a primeira miniatura do Miura 77 seguiria para as mãos do sr. Itelmar Gobbi, idealizador, juntamente com o sr. Aldo Besson, do carro que viria a ser o sonho de muitos brasileiros. Pela imagem abaixo é possível imaginar a emoção que todos nós sentimos em poder proporcionar este momento ao sr. Gobbi.

Gobbi Mini

Como esperávamos, a coleção “Carros Inesquecíveis do Brasil” tornou-se um sucesso editorial e a publicação, inicialmente concebida para ter 50 exemplares/modelos, passou a ter 75. Para a felicidade dos fãs e apaixonados, por este ícone da indústria automobilística brasileira, o 51° fascículo (primeiro da ampliação) será sobre o Miura Targa.

DSCN3628

O Miura Clube do Rio de Janeiro sente-se realizado por poder ter contribuído com esse projeto e grato pela gentileza e profissionalismo de todos os envolvidos neste trabalho. Muito obrigado a todos do Miura Clube Gaúcho & Antigos pela frutífera parceria realizada e aos amigos e associados Flávio Pereira e Paulo Marcadella pela cessão do exemplar para escaneamento e imagens de seus carros. Agradecemos especialmente a Fábio Steinbruch, falecido prematuramente em 02/12/12, autor, juntamente com Bob Sharp, e um dos mentores da coleção Carros Inesquecíveis do Brasil. Se hoje possuímos uma miniatura de qualidade do Miura, devemos muito a este grande antigomobilista que deixou para as futuras gerações um legado de grande carinho e ações em prol da cultura do automóvel antigo no Brasil.

fotos: Cargaragem.com.br

Miura-Sport-1977Miura-Sport-1977_1Miura-Sport-1977_2Miura-Sport-1977_3Miura-Sport-1977_4

anibline2b

Jornal Extra – Carros Nacionais 2 – Miura Sport – miniatura Miura 1977 (ver mais)

Miura 77 Extra

image (4)logomiuraclubestrelalogomiuracluberj

  1. Nenhum comentário ainda.
(não será publicado)