Animações 3D / motores

PUMA GTE – Motor Corvair 140 HP ( 6 cilindros boxer)

El motor V-12 más pequeño del mundo.

Mecanismo de Transmissão Manual (Caixa de Câmbio) 
O mecanismo também chamado de “Palanca de Mudanças” é largamente utilizado em automóveis para troca de engrenagens de tração de forma manual
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Motor Rotatório 
Também chamado de motor Wankel, é um motor de combustão interna que possui um desenho único de conversão de pressão em rotação em vez de pistões recíprocos.
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Motores Radiais 

Motores radiais são usados em aviões, possuindo uma hélice conectada ao eixo que disponibiliza a potência para produzir o empuxo necessário para mover o avião. Seu mecanismo básico é o seguinte:
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Princípio do Motor a Vapor 
Os motores a Vapor utilizados nas locomotivas mais antigas eram baseados no princípio da reciprocidade, conforme mostrado abaixo:
Máquina de Costura: 
Mecanismo Maltese Cruzado 
Este tipo de mecanismo é muito utilizado em relógios para comandar o movimento dos segundeiros.
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Junta de Velocidade Constante 
Este mecanismo é utilizado nos veículos de tração dianteira, como forma de transmitir tração mesmo com a torção das rodas.
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Sistema de canhões em Destroyers 
Este mecanismo de carregamento é utilizado em navios Destroyers para operações militares
Engine
 
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MOTOR STIRLING
Animação do motor Stirling 2,670. Air in the engine is cyclically heated (by an alcohol burner) and expands to push the power piston (shown in blue) to the right. Ar no motor é ciclicamente aquecida (por um fogareiro a álcool) e se expande e empurra o pistão de potência (em azul) para a direita. As the power piston moves to the right, the yellow linkage forces the loose-fitting, red “piston” (on the left half of the machine) to displace air to the cooler side of the engine. À medida que a potência de pistão para a direita, a ligação amarelo obriga a solta, “pistão” vermelho (na metade esquerda da máquina) para deslocar o ar para o lado mais frio do motor. The air on the cool side loses heat to the outside world and contracts, pulling the blue piston to the left. O ar fresco do lado perde calor para o mundo exterior e os contratos, puxando o pistão azul para a esquerda. The air is again displaced, sending it back to the hotter region of the engine, and the cycle repeats. O ar é deslocado novamente, enviá-lo de volta à região mais quente do motor, eo ciclo se repete. The Stirling engine cycle can also be used “in reverse”, to convert rotating motion into a temperature differential (and thus provide refrigeration). O ciclo do motor Stirling pode também ser utilizado “em reverso”, para converter movimento de rotação em um diferencial de temperatura (e, portanto, fornecer refrigeração). Use your favorite search engine to find additional links on Stirling engines! Use o seu buscador preferido para encontrar links adicionais nos motores Stirling!

 

Motor a dois tempos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

Motor a dois tempos é um tipo de motor de combustão interna de mecanismo simples. Ou seja, ocorre um ciclo de admissão, compressão, expansão e exaustão de gases a cada volta do eixo. Diferente dos motor de quatro tempos, as etapas de funcionamento não ocorrem de forma bem demarcada, havendo admissão e exaustão de gases simultaneamente, por exemplo.

Um tempo de funcionamento do motor é percurso do ponto morto inferior ao ponto morto superior da trajetória do pistão. Assim, um tempo equivale a meia volta do eixo de manivelas. No caso, chama-se o primeiro tempo de compressão e admissão, o segundo, de escape e transferência de calor.

Em termos tecnológicos há dois extremos. Existem os motores de pequeno porte, que equipam motosserras, algumas motos, aeromodelos e pequenos geradores elétricos, por exemplo. E existem motores de grande porte, principalmente de ciclo Diesel, para propulsão naval, como o maior motor de combustão interna do mundo, o Wärstsilä-Sulzer RT-flex96C. Os princípios, as formas e desempenhos de cada um destes grupos são tão extremamente distintos como as aplicação, devendo-se trata-los de maneira separada.

Motores de pequeno porte

Mecanismo

Motor a dois tempos, sem válvulas, de ignição por faísca.

Motores de pequeno porte, a 2 tempos, não utilizam o cárter como depósito de óleo. A lubrificação obtém-se adicionando óleo diretamente ao combustível, na proporção típica de 1 volume de óleo para 40 de combustível, ou com a utilização de algum dispositivo de lubrificação automática, como o Lubrimat dos automóveis DKW ou o Autolub de algumas motocicletas. Durante a combustão, o óleo contido no combustível deposita-se nas superficies metálicas lubrificando os elementos a medida em que passa da câmara de combustão para o cárter.

Estes motores freqüentemente não possuem válvulas propriamente ditas, têm duas janelas na parede da câmara de combustão, para comunica-la com o exterior e o cárter:

  • A janela de admissão, por onde vai ser introduzida a mistura gasosa formada pelo ar e pelo combustível.
  • A janela de comunicação entre o cilindro e o cárter, à qual também se dá o nome de “transfere”;
  • A janela de escape, colocada na parte superior do cilindro e que faz a comunicação deste com o exterior, permitindo a saída dos gases queimados provenientes da combustão;

O funcionamento ocorre conforme a seguinte sequência:

  1. À medida que ocorre o movimento ascendente do êmbolo, este obstrui as janelas, e em seguida comprime a mistura gasosa existente na parte superior do cilindro.
  2. Ao mesmo tempo cria-se um vácuo no cárter, que força a admissão de ar atmosférico no interior do mesmo.
  3. Quando o êmbolo atinge o ponto morto superior dá-se a ignição, devido à libertação da faísca na vela. Os gases pressionam o pistão em direcção ao ponto morto inferior, produzindo assim trabalho, movimentando a cambota. Durante esta etapa, o êmbolo libera a janela de escape possibilitando a saída dos produtos de combustão.
  4. Próximo ao ponto morto inferior, o pistão abre a janela de transferência. Ao mesmo tempo, seu movimento descendente pressuriza o carter, forçando a nova mistura a penetrar na câmara o que também contribui na exaustão de gases de combustão. Ao término desta fase o motor fica nas condições iniciais permitindo que o ciclo se repita.

Desempenho

Comparando motores de mesmo porte (capacidade volumétrica e velocidade de rotação), motores de dois tempos têm maior potência em relação a motores de quatro tempos. Nas máquinas de dois tempos, como descrito a cima, ocorre um tempo de combustão por cilindro a cada volta da árvore de manivelas, enquanto nas máquinas de quatro tempos, ocorre um tempo de combustão a cada duas voltas.

Por outro lado, motores de dois tempos de pequeno porte operam com menor eficiência térmica em decorrência da baixa qualidade de queima devida a deficiente mistura entre ar e combustível e conexão direta entre janelas de admissão e exaustão. Com isto, não é correto concluir que os mesmos têm o dobro da potência comparados aos de quatro tempos.

Estas limitações provocam emissão de combustíveis não queimados através dos gases de exaustão como monóxido de carbono, fuligem e hidrocarbonetos, elevando o consumo (em cerca de 30%) e emissões atmosféricas.

A concepcão mais simples e a maior densidade de potência tornam os motores de dois tempos uma máquina leve dentre os motores a pistão o que leva-os a equipar aviões e máquinas portáteis de baixo custo.

  1. #1 by Gabriel on 26/12/2013 - 10:39

    Muito bom,parabéns pelo site,da para entender muito coisa com esses vídeos e imagens,gostei muito do v12 menor do mundo demais

  2. #2 by Carlos on 24/08/2013 - 17:22

    Muito instrutivo , gostei dos detalhes do motor 2 tempos que mostra a mistura sendo expelida para o escape sem ser queimada e até aquele pequeno retorno da mistura que acontece no carburador , “agora entendi porque ficava melado a boca do carburador da minha antiga moto CZ” .
    Mas já temos , por exemplo , a tecnologia E-TEC em motores de popa 2 tempos que evita esses desperdicios , porque é com injeção direta de combustível . A animação do funcionamento desses novos motores seriam bem vinda , pois já se falam até na vingança dos 2 tempos , rzzz .

  3. #3 by jhoni belini on 08/05/2013 - 12:00

    sistemas muito eficazes na engenharia mecânica.
    os principios tecnológicos em destaque tem aplições direta no nosso dia-a-dia.

  4. #4 by hilton on 08/08/2012 - 23:47

    poderiam postar mais esquemas do motor stirling???? por favor!

  5. #5 by hilton on 08/08/2012 - 23:45

    temos muito que aprender! este video sobre diferencial… mostra didaticamente como é superior o metodo de ensino em outras escolas e indica nosso atraso. temos otimos cientistas mas assim como temos desconcentração de renda temos tambem de conhecimento. paginas como estas fazem muita diferença.

  6. #6 by Hermano Gomes Fernandes on 15/05/2012 - 12:25

    Ótimo Site, muito informativo!

  7. #7 by Sac Hermes on 12/10/2011 - 14:38

    This is very interesting post. I genuinely liked it. Please preserve posting such an informative post.

  8. #8 by Cid on 12/06/2011 - 16:47

    Muuuuito bom, gostei!

(não será publicado)