Miura Clube Gaúcho & Antigos
- 2019 e 2020
- HOME
- Clube
- Logo Carros Clube
- Sócios Fundadores / Sócios
- Amigos
- Clube / Revistas / jornais
- 35 anos Miura – 2012
- de 1º/05 até 13/05
- 01/5 – 14 de maio 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 02/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 03/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 04/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 05/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 06/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 07/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 08/5 – 14 de maio de 1977- Lançamento Nacional do Miura
- 09/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 10/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 11/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 12/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 13/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- de 15/5 até 30/05
- 15/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 16/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 17/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 18/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 19/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 20/5 – 14 de maio de 1977- Lançamento Nacional do Miura
- 21/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 22/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 23/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 24/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 25/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 26/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 27/05 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 28/05 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 29/05 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 30/05 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 31/05 – Homenagem aos funcionários
- de 1º/05 até 13/05
- 34 anos Miura – 2011
- 33 anos Miura – 2010
- Festa 1º ano Clube
- Festa 2º ano clube
- MIURAS
- SPORT – 1977/1979
- SPORT II – 1980/1985
- TARGA – 1982/1988
- SPIDER – 1983/1988
- KABRIO – 1984/1985
- SAGA – 1984/1988
- SAGA 787 – 1986/1990
- X 8 – 1987/1990
- SAGA II – 1988/1982
- TOP SPORT – 1989/1992
- X 11 – 1990/1992
- HISTÓRIA / Parte técnica / Documentos da fábrica …
- Classificados – Miuras
- &
- ANTIGOS
- Carros / Cars…
- Competição – 2011/2014
- Restaurações – Antigos
- AMAAC – Asociación Amigos de los Autos Antiguos y Clasicos – Uruguay
- Veteran Car Club do Brasil RS
- Veteran Car Club NH
- Legislação / DENATRAN / Placa Preta …
- Testes Rev. 4 Rodas – 1961/… índice geral
- Curiosidades
- Encontros
- 2017
- 2018
- Próximos
- 2015
- ÁGUAS DE LINDÓIA – 2015 – SP
- Melo – Uruguai – 2015
- Encontro de Fuscas e Assemelhados – Portão/RS
- Encontro em São Marcos/RS
- FUSCA SHOW 2015
- Teutônia /RS
- Venâncio Aires/RS
- Encontro de Fuscas e Derivados – São Sebastião do Caí/rs – Abril
- Santa Tereza – rs – 17/05/2015
- São Sebastião do Caí/rs – 1/05/2015
- Nova Petrópolis – RS
- Encontro Zona Sul – POA/RS
- Tramandaí/rs – 8.2.2015
- Dekinha – Zivi Hercules/POA
- Veteran Car Club do Brasil RS / Shopping Total 2015
- HOT ROD RS – Largo da Epatur
- 2014
- 2º Encontro Carlos de Borba
- Santa Maria/rs – 23.11.2014
- IACS – Taquara/rs – 16.11
- Encontro dos Amigos de Araçariguama-SP (MIURAS) 9/11
- 8º ENCUENTRO INTERNACIONAL DE AUTOS CLÁSICOS Y DEPORTIVOS – MELO/URUGUAY – 27.06.2014
- FuscaShow 2014 – 1.6.2014
- Santa Tereza/RS – 18.05.2014
- São Sebastião do Caí/rs – 01.05.2014
- Bagé / RS – 06.4.2014
- Tramandaí/rs – 23.01.2014
- Veteran Car Club do Brasil / rs – Shopping Total 2014
- Dekinha
- Encontro da Zona Sul/POA
- Hot Rod Rs
- 2013
- Glorinha/rs – 22.12.2013
- Santo Antônio da Patrulha/rs – 24.11.2013
- Taquara/rs – 17.11.2013
- Tapes – 29.09.2013
- Bento Gonçalves – 15.09.2013
- 7º Encuentro Internacional de Autos Clásicos y Deportivos – Melo / Uruguay – 21, 22 y 23 / 06 / 2013
- Santo Antônio da Patrulha/rs – 09.06.2013
- X Encontro Estadual de Fuscas de NH – 26.05.2013
- Maquiné/rs – 05/05/2013
- São Sebastião do Caí/rs – 01/05/2013
- Portão/rs – 24.03.2013
- Tramandaí/RS – 20.01.2013
- Hot Rod – 2013
- Veteran Car Club do Brasil – RS – Shopping Total – 2013
- Dekinha 2013
- Encontro da Zona Sul – POA/RS
- 2012
- Glorinha/RS – 16.12.2012
- Encontro Motos Uruguai – NOV/2012
- Santo Antônio da Patrulha/rs – 25.11.2012
- Santa Maria/RS – 25.11.2012
- Taquara – IACS – 11.11.12
- Gravataí/RS – 30.09.2012
- Cachoeirinha/rs – Ratos no Asfalto – 19.08.2012
- Encontro do Museu do Trem – São Leopoldo/rs – 28.07.2012
- 6º Encuentro Internacional de Autos Clásicos Y Deportivos em Melo/Uruguay – 23.06.2012
- Santo Antônio da Patrulha/RS – 10.06.2012
- Itapuã/rs – 02.06.2012
- Taquara/RS – 06.05.2012
- São Sebastião do Caí/RS – 01.05.2012
- Portão / rs – 25.03.2012
- Cachoeirinha – 18.03.2012
- Tramandaí – 26.02.2012
- Dekinha – Zivi-Hércules 2012
- Hot Rod Rs – 2012
- Veteran Car Club do Brasil-RS / Shopping Total
- 2011
- Glorinha/RS – 18/12/2011
- 5º Encontro Nacional de Miuras – Imbituba/sc – 26,27/11/2011
- Santo Antônio da Patrulha/RS – 20.11.2011
- Taquara/rs – 06/11/2011
- Maquiné/RS – 06/11/2011
- Cachoeirinha – 16/10/2011
- Progresso/rs – 25/09/2011
- Dois Irmãos/RS – 04/09/2011
- Antonina/PR – 31/07/2011
- Melo – Uruguai- 26.06.2011
- Santo Antônio/rs – 12/06/2011
- Vale do Paranhana/rs – 17/04/2011
- Cachoeirinha/rs – 10.04.2011
- IV UFRGS Motorshow – 03.04.2011
- Tramandaí – rs – 20/02/11
- Pinhal / rs – 16/01/11
- Alvorada – 2011
- Dekinha – 2011
- POA Fusca Clube – Viaduto
- HotRod – Epatur/2011
- 2010
- Encontro Carlos Roberto de Borba – MCGA
- Mapas / Previsão do Tempo – Encontros
- Mercado Público – 2011
- Mercado Público – 2010
- EXPOCLASSIC 2009/2010
- EXPOCLASSIC 2011
- EXPOCLASSIC 2012 – 10 anos
- EXPOCLASSIC 2013
- EXPOCLASSIC 2014
- EXPOCLASSIC 2015
- * de Clubes parceiros 2012
- * de clubes parceiros 2013/2014/2015
- Catálogos
HISTÓRIA / Parte técnica / Documentos da fábrica …
HISTÓRIA DOS MIURAS
Jornal Extra (com miniatura do modelo 1977 inclusa) – História com a colaboração e supervisionada pelo MIURA CLUBE RJ
Quando Aldo Besson e Itelmar Gobbi, proprietários da Aldo Auto Capas — fabricante de bancos e distribuidor de acessórios em Porto Alegre, RS, estabelecido em 1966 –, decidiram construir um automóvel fora-de-série, em 1975, dificilmente previam o sucesso que ele teria nesse segmento do mercado nacional.
Apresentado no Salão do Automóvel do ano seguinte — época da restrição às importações de veículos — e lançado em junho de 1977, o Miura chegaria à década de 90, representando inovação a cada novidade introduzida.
![]() |
Plataforma e mecânica Volkswagen 1600 “a ar” e linhas agressivas, inspiradas no Lamborghini Urraco: assim era o Miura ao nascer, em 1977 |
O primeiro Miura era um cupê baixo (1,17 metro), relativamente longo (4,30 metros) e de linhas agressivas, produzido sobre a plataforma do Volkswagen 1600, o Fusca — uma base bastante limitada para um carro de pretensões esportivas, mas largamente utilizada para esse fim durante os anos 60 e 70. Numa época de formas arredondadas, sua carroceria de fibra-de-vidro recorria a um estilo retilíneo, de clara inspiração no Lamborghini Urraco italiano. Aliás, o nome — de uma raça de touros de arena, os mais ferozes — também era o mesmo de outro Lamborghini (leia história).Os faróis eram ocultos por tampas escamoteáveis, que desciam pela ação de um mecanismo a vácuo, acionado por uma válvula eletrônica ao se acionar o botão no painel. Para permitir que se piscassem os faróis altos com as tampas fechadas, duas unidades convencionais vinham no spoiler dianteiro, abaixo do pára-choque em plástico ABS. As janelas, pequenas, não traziam quebra-vento nem molduras nas portas, e os limpadores de pára-brisa só eram visíveis quando em uso. O carro era um hatchback, com terceira porta levando junto o vidro traseiro — mas o porta-malas era dianteiro. |
O estilo contrastava com o baixo desempenho — cerca de 135 km/h de máxima –, mas
o modelo já contava com bancos de couro, volante de ajuste elétrico e pedais reguláveis
Internamente, o Miura 77 já trazia a marca que o consagraria — acabamento luxuoso e inovações nos detalhes. O volante de três raios era regulável em altura via comando elétrico e também os pedais podiam ser ajustados em distância do banco, o que hoje é ainda raro. Os dois assentos eram de couro e o painel completo incluía conta-giros até 10.000 rpm (embora o regime máximo do motor fosse de apenas 4.600 rpm), voltímetro e manômetro do óleo. Ar-condicionado, controles elétricos de vidros e rádio/toca-fitas eram opcionais.
Limitado pela mecânica VW “a ar”, o Miura tinha desempenho modesto. Motor 1,6 de dupla carburação, câmbio e suspensões eram os mesmos da Brasília, suficientes para apenas 135 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 23 s — o carro era mais pesado que os VW, com cerca de 900 kg. Como comparação, o Urraco P250 que o inspirou tinha motor V8 de 220 cv e atingia 240 km/h. Os pneus radiais Pirelli CN36, em medida 175/70 HR 13 (depois alterada para 185/70), ajudavam na estabilidade apesar da suspensão inadequada ao uso esportivo.
O inspirador: o Urraco P250 dos italianos tinha motor V8 de 220 cv e chegava a 240 km/h |
|
Crescimento E o Miura ganhava espaço no segmento. Da pequena fábrica de 1.200 m2 e 60 funcionários, a empresa — agora Besson, Gobbi S.A. — passava em 1979 a uma área de 4.000 m2 e com o dobro de empregados. Em 1980, grande ano para a indústria nacional, foram vendidos 600 exemplares e até exportados para países da América do Sul. Mas a recessão de 1981 quase levou os criadores do Miura à falência.Passada a crise, o carro renasceu com o motor 1,6 refrigerado a água do Passat TS (daí a designação Miura MTS), bem mais adequado a seu estilo. Ainda montado na traseira, utilizava o radiador na frente — uma combinação complexa e ainda prejudicada pela instabilidade das suspensões de Brasília. Mas um novo modelo já estava em desenvolvimento. |
O Targa e seu teto inspirado no do Porsche 911: estrutura central e vidro traseiro
fixos, aberturas sobre os assentos. O motor do Passat TS agora vinha na frente
Denominado Targa, esse Miura lançado em 1982 era algo semelhante ao primeiro no estilo agressivo, também com faróis escamoteáveis e linhas retas. Mas utilizava chassi tubular de aço, próprio, e por isso podia trazer o motor de Passat na localização original dianteira. O teto seguia o conceito do Porsche 911 de mesmo nome, com a seção traseira fixa e partes removíveis sobre os bancos, restando uma estrutura central.
Além do motor, o Targa recorria a suspensão (dianteira McPherson e traseira de eixo rígido) e direção (de pinhão e cremalheira, mais leve e precisa que a de setor e sem-fim) mais modernas e eficientes que as do antigo Miura. Com peso adequado à potência do motor, 890 kg, alcançava bom desempenho. Em agosto de 1983 saía a série Targa Ouro, em preto com logotipos dourados, dotada de tomada de ar no capô e revestimento em couro perfurado.
O chassi tubular permitiu o uso de motor dianteiro, do Passat TS 1,6 e depois do Santana
1,8 e 2,0; em 1995 a linha compreendia o Targa (azul), o Spider (vermelho) e o Saga
No fim do mesmo ano chegava um conversível, o Spider, com a mesma mecânica e linhas básicas do Targa. A capota de lona, de recolhimento manual, alojava-se com discrição sob uma cobertura, praticamente desaparecendo da aparência do veículo.
A renovação da linha dava novo passo em novembro de 1984, quando a eliminação do modelo de motor traseiro abria espaço para o Saga. Um cupê três-volumes de duas portas e ampla área envidraçada, era o primeiro Miura de 2+2 lugares e trazia bom porta-malas, de 280 litros. Com 4,53 metros de comprimento e 2,58 metros entre eixos, era também mais amplo que os demais modelos. A Volkswagen já havia introduzido o motor 1,8 no Gol GT, Passat e Santana e a Besson, Gobbi passava a utilizá-lo no automóvel.
|
O Saga foi o maior modelo da Besson, Gobbi e surpreendeu pelo requinte: tela de TV no painel, bar refrigerado no banco traseiro e sintetizador de voz para mensagens de aviso |
Em 1986 a Miura oferecia em seus modelos o supra-sumo do requinte em carros nacionais, levando o Saga a custar, com todos os opcionais, mais caro que o Alfa Romeo 2300 ti4. Começava pelo controle remoto de destravamento das portas, que mais tarde eliminaria as maçanetas externas — a porta do passageiro era aberta por um comando no interior. No centro do painel havia um pequeno televisor e, no banco traseiro, bar refrigerado.Mais surpreendente era o sintetizador de voz, que pedia ao motorista para atar o cinto, soltar o freio de estacionamento, travar as portas ou abastecer o tanque conforme o caso — requinte nunca mais visto em um carro brasileiro e raro mesmo em importados. O interior extravagante do Saga vinha revestido em couro creme, vermelho ou de outros tons, assim como o do Spider e do Targa. Trazia ainda teto solar, equalizador no sistema de áudio, painel completo (adaptado a partir do Del Rey, mas com decoração diversa e um tanto espalhafatosa) e, claro, o volante de ajuste elétrico.
Em 1989 surgia o X8, com vidro traseiro envolvente, aerofólio, motor de 2,0 litros e luzes de neon na frente e na traseira, que agradaram a poucos |
|
Em relação ao Santana o conjunto mecânico adicionava freios a disco traseiros, mas o motor 1,8 era original, com comando de válvulas “manso” e 92 cv (álcool). Um aumento de potência e torque significativo viria no Salão do Automóvel de 1988, quando a Besson, Gobbi mais uma vez seguia o lançamento de um novo propulsor Volkswagen para adotar o 2,0-litros de 110 cv (também a álcool).A linha estava baseada no Saga, que recebia uma reestilização traseira, ganhando um vidro amplo e envolvente e um aerofólio no lugar do antigo porta-malas saliente. Agora denominado X8, vinha com teto em preto-fosco e um detalhe mais que exótico, bem ao estilo Miura: luzes de neon azul envolvendo os pára-choques. O acessório era vendido na época para montagem em veículos convencionais mas nunca conquistou os brasileiros, sendo considerado de mau gosto pela maioria.
|
Extravagância era a marca dos Miuras, das luzes de neon ao acabamento em couro creme, vermelho ou de outros tons — apesar do gosto discutível de alguns itens, marcaram época |
Um ano depois, na feira Brasil Transpo de 1989, o X8 sofria evolução e passava a se chamar Top Sport, ficando mais largo e arredondado. Havia saias laterais, aerofólio traseiro mais alto e um neon menos chamativo, apenas na frente. Por dentro, bancos de regulagem elétrica e retrovisor fotocrômico, outras inovações da empresa. |
O motor 2,0 continuava usando carburador, o que mudaria em 1990 com a chegada de um Top Sport aperfeiçoado. Utilizava ainda mais eletrônica, do motor a injeção (o mesmo do Gol GTi) aos amortecedores com controle de carga de atuação acionado do painel, passando pelos freios antitravamento (ABS). O preço de um Top Sport assim equipado era equivalente ao de um Santana Executivo, a série que lançou a injeção no modelo e que custava 60% mais que um GLS.
![]() |
Na linha 90 o Saga continuava evoluindo: nascia o Top Sport, com linhas mais suaves e arredondadas — que não resistiu aos importados, mesmo adotando injeção, freios ABS e amortecedores eletrônicos |
Nesse ano, porém, o mercado nacional se abria aos importados e começavam a chegar opções de Primeiro Mundo e para todos os gostos. Os fora-de-série perdiam atrativos e pareciam ainda mais caros diante dos modernos e velozes esportivos trazidos por empresas independentes. Embora sofisticado e com conteúdo tecnológico muito acima dos concorrentes nacionais, o Miura — único automóvel gaúcho até a chegada do Celta em 2000 — logo foi descontinuado, deixando para a história sua marca de inovação e extravagância.
|
Dados do fabricante; dados de desempenho estimados; ND = não disponível |
A história dos Miuras e sua evolução está disponível, também, nos sites dos clubes parceiros:
MIURA CLUBE BRASIL – miuraclubebrasil.com
– Reportagens – Breve História / histórico
– História do Miura – Evolução do Miura
MIURA CLUBE RJ – miuraclubedobrasil.com.br/rio/
– Evolução do Miura no Salão do Automóvel
EVOLUÇÃO , HISTÓRIA & DOCUMENTOS MUSEU por MIURA CLUBE GAÚCHO & ANTIGOS
Ver em :
CLUBE / Evolução dos Miuras 1976/ (fonte: Rev. 4 Rodas)
CLUBE / História Miuras * Doc Fábrica (fonte: acervo do miureiro Gino Pesente – POA/rs)
CLUBE / Doc Museu Miura (fonte: Srs. Aldo Besson e Itelmar Gobbi , miureiros, muitos colaboradores e amigos do Clube)
EVOLUÇÃO do MIURA por BEST CARS WEB SITE – http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/miura-1.htm
HISTÓRIA dos MIURAS por FLASHBACKERS old cars meeting
CAMIONETE MIURA BG – também fabricado por “Besson e Gobbi”
#1 by joaocp on 13/02/2018 - 21:18
estou aprendendo nestes comentários , tudo sobre a miura.
#2 by Leitor on 28/10/2016 - 16:00
Gostei bastante da reportagem! Bacana! Revivendo a história dos carros antigos.
#3 by Anderson on 17/07/2016 - 02:12
ainda tem o carro?
#4 by jose roberto isoppo on 05/09/2013 - 15:58
vendo uma miura 1990 ,branco perola
falta peças,51;81150079
Zé roberto,c$15.000,00