Miura Clube Gaúcho & Antigos
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- Catálogos
SPORT – 1977/1979
MIURA SPORT – 1977/1979
MIURA SPORT II – 1980/1985
MIURA SPORT 1977 – (Protótipo usado para os testes)
Lançamento do Miura – 14 maio 1977 –
MIURA SPORT 1977 – (Primeiro miura a sair da linha de produção)
MIURA SPORT 1978 – com seus dois modelos de capô
MIURA SPORT 1979
MIURA SPORT 1979 – MTS 1.6
Miniatura do Miura 77 (escala 1/43) da coleção “Carros Inesquecíveis do Brasil” da editora Planeta DeAgostini. (ed. 41 – lançada em NOV 2013).
o ” Miura-modelo” usado para o escaneamento foi o de núm. 10 de propriedade do sr. Flávio ( Miura Clube RJ)
Jonal Extra – Carros Nacionais 2 – Miniatura Miura 1977
Miura Sport
Notas:
- O Miura amarelo, placas AC 4255 (foto), era um protótipo usado para os testes (notem que ele não tem sinaleira e pisca diant). Como era muito pesado e ainda faltavam algumas modificações, posteriormente foi desmanchado.
- Foram fabricadas apenas 18 (dezoito) unidades do ANO e MODELO 1977 (conforme pesquisa realizada (chassi 10.001 a 018) e notícia do jornal Folha da Tarde, 27/10/1977) – O núm. 21 é ano 77/ modelo /78 (informação confirmada – ela está desmontada no teto de uma oficina no RJ) . .
- Atualmente (2014) existem, que se tem confirmação, apenas 08 unidades do ano/mod. 77, os números 02, 04, 08, 10, 12, 14, 16 e 17 de fabricação. * A de núm. 014 está na Bolívia ( * infelizmente em estado lamentável – destruída). * núm. 08 (falta foto)
- Segundo pesquisa realizada, foram fabricados 96 (noventa e seis) Miuras Sport MODELO 78 (chassi 10.019 a 114) e 328 (trezentos e vinte e oito) Miuras Sport MODELO 79 (chassi 10.115 a 442).
- Os primeiros Miuras (18) – ano/mod 77 – foram fabricados no prédio da Av. Dona Margarida, 333, POA/RS. Após o sinistro (final de SET/77), a ALDO AUTO CAPAS passou para as novas instalações, bem mais amplas, à rua Sertório, 119, próximo a ponte (Ercílio Dias) do rio Guaíba, bem como passou a fabricar o mod. com o selo 78 e suas respectivas modificações.
- O primeiro Miura fabricado foi destruído por colisão (fonte: sr. Itelmar Gobbi).
- O que diferencia o 77/ 77, e alguns raríssimos 77/78, dos demais modelos SPORT é seu capô inteiro (com bigode), teto baixo e painel em 3 módulos (este, presente só no ano 77).
- Os modelos 77, 78 e 79 são os únicos SPORT com vidro traseiro curvo ( total de 442 unidades produzidas entre 77 e 79), ficando o motor dentro do habitáculo do carro. Já com a reestilização em 80, o vidro passa a ser reto, ficando o motor separado do interior do carro com a tampa do motor independente.
- As lanternas traseiras dos modelos Sport eram exclusivas. No mod 77 não possuiam luz de ré (incorporadas a partir de 78).
- Os SPORT 77 tinham retrovisor somente no lado esquerdo (não havia, ainda, a exigência do lado direito – incorporado a partir de 78).
- Vidros das portas / molduras: ” O modelo utilizado pela revista Quatro Rodas (edição 203 -junho/77) não possuía a moldura, pois, trata-se de um modelo pré-série (fonte: Miura Clube RJ)”.
- Os modelos SPORT possuiam os pedais reguláveis (em distância – cerca de 15 cm)(opcional).
- Os mod. SPORT tem cinto de segurança tipo “abdominal”.
- Em Nov de 1978 era apresentado, no Salão do Automóvel, o Miura Sport com motor do Passat TS.
o Miura Sport de núm. 014 está na Bolívia (infelizmente, em estado lamentável)
1977 e 1978
Motor ( VW 1.6 AR)
- Posição: traseira c/ 4 cilindros horizontais opostos 2 a 2 (boxer)
- Comando e válvulas por cilindro: no bloco, 2 no cabeçote, 2 Cilindrada 1.584
- Taxa de compressão: 7,2:1 (gasolina)
- Potência máxima: 65 cv a 4.600 rpm
- Torque máximo: 12 m.kgf a 3.000 rpm
- Alimentação: carburação dupla
- Bateria 12 v/ 48 amp – Alternador – distribuidor c/ platinado – c/ regulador de tensão ajustável Bosch
Câmbio
- Marchas e tração: 4, traseira
Freios
- Dianteiros : a disco
- Traseiros : a tambor
Direção
- Assistência: tração mecânica
- Escamoteável c/ regulagem de algura elétrica
Suspensão
- Dianteira: independente, barras de torção longitudinais com estabilizador
- Traseira: independente, semi-eixos oscilantes com barras de torção e estabilizador
Rodas
- Pneus: 175/70 R aro 13 ( 1977 / 78)
- 7 polegadas – furação 4 x 130
- Mod SCORRO S-36
Dimensões
- Comprimento: 4,30 m
- Entre-eixos: 2,40 m
- Altura: 1,04 m – teto baixo (primeiros 77 – seg. Rev AUTO ESPORTE / abril 77)
- 1, 14 m ( informações da Rev 4 RODAS / junho 77)
- Capacidade do tanque: 46 litros
- Peso: 890 kg
Desempenho
- Velocidade máxima: 135 km/h
- Aceleração: de 0 a 100 km/h 23 s
Acessórios e itens de conforto
- Ar condicionado (opcional)
- Teto solar Webasto Karmann Ghia (ano 77 / mod 78, em diante -opcional)
- Vidros elétricos (opcional)
- Rádio toca-fitas (Bosh ou TKR)
- Ventição forçada/desembaçador (p/ vidro dianteiro)
- Pedais com regulagem de distância (opcional)
- Direção escamoteável com regulagem de altura elétrica
Acabamento interno/externo
- “Segundo informações da Revista Quatro Rodas (06/77) e do Jornal Zero Hora (15/05/77) feito com o Miura 77/77 (pré-venda), o material utilizado nos bancos e acabamento interior (teto estofado, lateriais e painel) para este exemplar é o Nylon Korever. Contudo, o Sr. Jones Santana, responsável pelo estofamentos Miuras na época, relatou não ter saído nenhum carro com bancos que não fossem de curvin. Sendo o único local onde se usava o nylon (padrão galaxie) era o teto.
- Bancos:
- 77/77: Nylon Kourever ou curvin.
77/78 – Curvin e/ ou Couro. - 78/78 – Curvin, Couro (há indícios de Veludo preto).
78/79 em diante – Couro ou tecido – Veludo – . Há indícios de utilização de curvin no painel em alguns desses modelos. - Carpetes:
77/77, 77/78 e 78/78 : Buclê preto - 78/79 : Buclê ou *Art Nylon (Tabacow) (com a introdução de outras cores: cinza, bege, verde, grená )
- Maçanetas internas das portas:
- 77/77, 77/78 e 78/78 : Manivelas GM (Chevette/Opala/Caravan)
- 78/79 em diante: Manivelas Walrod ( vide fotos em CATÁLOGOS / Peças Miuras – reposição / Arquivo )
- Espelhos retrovisores:
- mod 77 :apenas lado do motorista (Maverick GT)
- mod 78/ : dois lados
- ANO 78 MOD. 79 –
- espelho retrovisor tipo “turbina de avião” regulável.
Bancos
- 77/77, 77/78 e 78/78 – Modelo com encosto de cabeça baixo e largo
- 78/79, – Modelo com encosto de cabeça alto e com logotipo Miura
- cinto de segurança abdominal
Painel 77
- Três Módulos ( *1º módulo – VELOCÍMETRO / 2º mód. CONTAGIROS / 3º mód. TEMPERATURA DO ÓLEO-PRESSÃO ÓLEO-MARCADOR DE COMBUSTÍVEL e AMPERÍMETRO )
- Teclas de acionamento dos comandos dos faróis, luz interna, faroletes, pisca alerta e ventilador são dispostas (conjunto) no painel do lado esquerdo ; outra tecla, separada, disposta igualmente à esquerda, regula, eletricamente, a altura da direção escamoteável
Painel 78
- 2 modelos : os primeiros veículos possuiam o painel em Três módulos (77/78); posteriormente (78/78), o painel ficou Inteiro com os marcadores dispostos horizontalmente
- Teclas de acionamento (faróis, ventilador…) passaram para o console central, acima da palanca de marchas, ou abaixo do rádio, mantendo a tecla de acionamento da regulagem elétrica da direção, à esquerda no painel
Capô 77 / tampa traseira
- capô em duas partes: inteiro indo até a linha do para-choque e envolvendo as tampas dos faróis, com acréscimo de uma segunda peça, medindo 15 cm, que cobria os limpadores (conhecida como bigode)
- tampa c/ vidro curvo fundido na fibra sustentada por 2 amortecedores a gás/hastes deslizantes
Capô 78 / tampa traseira
- capô: podiam ser de 2 modelos : nos primeiros ainda eram em duas partes (c/bigode) igual 77; posteriormente, passaram a ser pequenos (peça única) com menor área, deslocado para o centro e acima da linha das tampas dos faróis
- tampa c/ vidro curvo fundido na fibra sustentada por hastes deslizantes.
- ANO 78 MOD. 79 –
- tampa do vidro traseiro ainda fundido na fibra.
1979
MOTOR
- Neste modelo há dois tipos de motorização:
- VW AR 1.6
- VW 1.6 BS – refrigerado a água – MOTOR PASSAT TS ( 1º modelo MTS 1.6) – (esclarecimento fornecido pelo miureiro Sandro/RJ com mais detalhes dos motores BS / BR / MD-270 / AP com seus históricos, no fim da página). sem logotipo MTS na traseira –
MOTOR ( VW 1.6 AR)
- Posição: traseira c/ 4 cilindros horizontais opostos 2 a 2 (boxer)
- Comando e válvulas por cilindro: no bloco, 2 no cabeçote, 2 Cilindrada 1.584
- Taxa de compressão: 7,2:1 (gasolina)
- Potência máxima: 65 cv a 4.600 rpm
- Torque máximo: 12 m.kgf a 3.000 rpm
- Alimentação: carburação dupla
- Bateria 12v – 48 amp – Alternador
Câmbio
- Marchas e tração: 4 marchas tração traseira
MOTOR – PASSAT TS ( WV – 1.6 – BS ) – 1º Modelo MTS 1.6
- Posição: invertido, longitudinal e traseira – cilindros: 4 em linha
- Comando e válvulas por cilindro: no cabeçote, 2
- Cilindrada :1.588 cm3
- Taxa de compressão: 10: 1 (gasolina)
- Potência máxima: 96 cv a 5.800 rpm
- Torque máximo: 14,2 m.kgf a 3.000 rpm
- Alimentação: um carburador de corpo duplo
- Bateria 12v – Alternador
Câmbio
- 4 Marchas e tração traseira c/ caixa de Brasília (longa)
Rodas
- Pneus: 185/70 R aro 13
- 1º modelos eram iguais as da 77 (SCORRO S-36), posteriormente foram fabricadas as novas rodas SCORRO mod conhecido como BOA NOITE
- furação 4×130 – 7 pol
Acessórios e itens de conforto
- Ar condicionado (opcional)
- Vidros elétricos (opcional)
- Rádio toca-fitas (Bosh ou TKR)
- Ventilação forçada
- Teto solar Webasto Karmann Ghia (opcional)
- Direção escamoteável
Painel
- Disposto horizontalmente com o acréscimo de um Relógio Analógico
Acabamento interno
- Bancos: /79 em diante – Couro, Curvin ou tecido (Veludo). Há indícios, também, de utilização de curvin no painel em alguns desses modelos
- Carpetes: Buclê preto ou Art Nylon (Tabacow) ( com mais cores: verde, cinza, bege, grená,*azul)
- Maçanetas internas das portas: 78/79 em diante, Manivelas Walrod
Bancos
- 78/79, 79/79, 79/80 – Modelo com encosto de cabeça alto e com logotipo Miura bordado
Capô e tampa traseira
- capô em peça única, centralizado e acima da linha dos faróis
- tampa com vidro curvo com borracha sustentada por hastes deslizantes
DIFERENÇAS parte estrutural carroceria e alguns outros detalhes EM RELAÇÃO aos mod. 77 e 78
- Teto aumentado em 3 cm, mais arredondado, passando para 1,17 m
- Borracha no vidro da tampa traseira (antes era fundido na fibra, inclusive nos primeros modelos 79)
- Portas (parte externa) com ligeiro detalhe de acabamento
- Maçanetas (externas) do Alfa Romeo
- Foram acrescentadas aletas com acabamento feletado, tipo persianas, pretas, nas entradas de ar laterais
- Capô dianteiro
- Abertura das tampas dos faróis, antes à vácuo, agora com acionamento elétrico
- Novo volante, agora fabricado pela Walrod
- Bateria passa para frente
- A tampa do cofre do motor agora com anti-ruído fundido na própria tampa
- Espelhos retrovisores: nos primeiros modelos 79 eram do tipo “turbina de avião” regulável e nos dois lados, posteriormente, passaram a usar novamente o do Maverick GT
- Escapamento do motor agora com duas saídas e terminais cromados
HISTÓRICO MOTORES 1.6 (ÁGUA) BR / BS / MD-270 / AP fornecido pelo miureiro Sandro/RJ :
-
“Em 1976, a linha VW viu surgir o Passat TS que se tornaria um ícone
entre os esportivos nacionais. O Passat TS, diferente das demais
versões, era equipado com um novo motor, com cilindrada aumentada para
1.6 e carburador de corpo duplo de fabricação alemã (conforme o amigo
Luis Felipe descreveu no outro tópico). Logo fez sucesso e mostrava
excelente desempenho, mesmo quando comparado a concorrentes de
cilindrada superior e dotados de motores de 6 ou 8 cilindros. A partir
da linha 1978 o motor 1.6 passou a equipar também a recém-lançada
versão LSE.
-
A partir do lançamento dos modelos movidos a álcool, mesmo as versões
TS e LSE foram equipadas com motor 1.5. O fato aconteceu pela
impossibilidade de adaptar o carburador Solex de fabricação alemã para
o uso deste combustível e isto só foi corrigido em meados de 1982, com
a introdução dos carburadores de corpo duplo produzidos pela
Wecarbrás. Portanto, até esta época quem quisesse uma versão TS ou LSE
com motor 1.6 deveria adquirir a versão movida a gasolina. - Diferente do que é dito popularmente e esclarecido pelo amigo Luis Felipe, esses motores 1.5 e 1.6 não recebiam a denominação MD e nem AP pela VW sendo conhecidos apenas pelas seus prefixos (BR e BS). Estas denominações surgiram apenas em setembro de 1982 (mod.83) e 1984 com o lançamento do motor MD-270 e AP respectivamente. A identificação do motor utilizado no Passat se dará pela conferência da numeração na parte superior do bloco do motor, no seu lado esquerdo, junto a bomba de gasolina.Se a numeração(codificação) começar com as letras “BS” acompanhada de seis algarismos, trata-se de um motor 1600 a gasolina, se a numeração começar com as letras “BR” acompanhada de seis algarismos , teremos um motor de 1500cc. (ambos produzidos até agosto de 1982).”

































VEJA TAMBÉM EM : CATÁLOGOS / Peças Miuras-reposição / Arquivo Peças-SPORT
CATÁLOGOS / Peças Miuras-reposição / Arquivo Peças-SPORT / Relação peças
REFERÊNCIAS PARA AVALIAÇÃO DE ORIGINALIDADE (PLACA PRETA) ver em:
Miura Clube RJ miuraclube.blogspot.com
#1 by Roberto Wagner Berbardes on 07/01/2018 - 14:19
Caro senhores, boa tarde
Em primeiro lugar parabenizo o Saint clube Miura pela paixão ao veiculo fantástico e sua historia.
SRºs Tenho um Miura ano e modelo 1979 e gostaria da oportunidade de anunciar a venda do mesmo através do clube Miura.
Os srºs devem estar pensando porque o elogio e ele em seguida quer vender o seu Miura, bem eu sou um homem com 62 anos de idade que gosta muito deste carro mais não posso mais sair com o mesmo devido algumas dificuldades da vida, no entanto quero vender para pessoas que sei que dará a mesma importância e carinho que dou a este veiculo, na minha família filhas e genros segundo o linguajar dos mesmos não curtem este tipo de carro somente curtimos os mais modernos por tal motivo nem pensar em deixar para algum deles infelizmente a minha realidade é de passar para frente como já citei para alguém que tem a mesma paixão por este carro fantástico.
Srºs peço a gentileza de me darem a oportunidade de vender o Miura através do Clube.
Fico no aguardo
OBS. Caso a oportunidade for possível mandarei as fotos que os srºs precisar.
Att
R.W.B.
#2 by Laurence on 15/07/2017 - 21:28
Gostaria de acrescentar que nos modelos 78/ 79 também saiu o banco baixo, como mostra a foto de propaganda do Miura 79 azul e no video do Salão do Automovel de 1978.
#3 by LUIZ CARLOS on 02/09/2016 - 17:17
Boa tarde, poderiam me informar onde posso comprar as lanternas traseiras da Miura 80?
#4 by LUIZ CARLOS on 02/09/2016 - 17:16
BOA TARDE, VENHO RECORRER A VCS, PARA SABER SE PODEM ME INFORMAR ONDE POSSO ADQUIRIR AS LANTERNAS TRASEIRAS DA MIÚRA 80.
OBRIGADO.
#5 by Renan Zambon on 24/07/2015 - 11:23
Pra quem é miureiro como nós , aqui esta minha singela homenagem, olhem, comentem e repassem essa homenagem a joia dos pampas.
http://arquivomaqui.blogspot.com.br/2015/07/serie-automoveis-do-brasil-n1.html
#6 by maikel on 30/04/2015 - 22:20
hola, disculpe tendra diagrama electrico del miura 1978? lo necesito y no lo consigo
#7 by ilson vagner on 28/03/2015 - 19:55
gostaria de receber mais informações e imagens do miura x3
1978 motor 1.6 ar
grato vagner