SPORT II – 1980/1985

SPORTII198085

                                 SPORT  MTS 1.6  com  MOTOR PASSAT TS  

                            TODAS AS GERAÇÕES DO SPORT

                                     Miura 82 exportado para Singapura

                   MIURA 1982

Miura Sport 1985

Miura 85 O último 1600 a ar fabricado-020logo

Notas

  • 1 – a produção dos SPORT foi entre 1977 e 1983, contudo, sabemos que mais quatro unidades foram produzidas após esse período (03 em 1984). O último foi faturado em abril de 1985.

  • 1.1 – Foram fabricados, segundo pesquisa realizada,  320 (trezentos e vinte) Miuras Sport MODELO 80 (chassi 10.443 a 762), 278 (duzentos e setenta e oito) MODELO 81 (chassi 10.763 a 11.040), 26 (vinte e seis) MODELO 82 (chassi 11.041 a 066), 08 (oito) MODELO 83 (chassi 11.067 a 074), 03 (três) MODELO 84 (chassi 11.075 a 077) e 01 (um) MODELO 85 (chassi 11.078).

  • 1.2 – Produção total dos  SPORT : 1.078  (77/79 – total  442)  (80/85 – total 636).

  • 2 – a denominação SPORT II é usada pelos miureiros para diferenciar a reestilização feita no modelo a partir de 1980, com novas rodas, vidro traseiro, tampa do motor, sinaleiras, entre outros detalhes. Oficialmente, pela documentação (plaqueta), é apenas MIURA tipo SPORT (apenas os chassis 01 e 02 tem a denominação MIURA modelo SPORT). Outro termo, também usado pelos miureiros, é Geração I ou Geração II..

  • 3 – o Miura com motor Passat TS tinha o logotipo MTS 1.6 na tampa traseira, que diferenciava-o do seu irmão com motor vw refrigerado a ar.

  • 4 – Nos modelos  83, 84 e 85 (82/83, 83/83, 84 e 85) as tampas dos faróis são esticadas até a ponta do capô (semelhantes ao modelo Targa)

  •  Miuras Sport 81 esportados para: ESTADOS UNIDOS, BOLÍVIA, PORTUGAL, ÁFRICA DO SUL (NIGÉRIA), ARGENTINA, PARAGUAI, COLÔMBIA, SINGAPURA

  • os exemplares exportados para Singapura tinham o volante no lado direito.

  • um exemplar exportado para os Estados Unidos tinha motor Ford 2.3 l, freio a disco  nas 4 rodas, entre outros detalhes…

  • atualmente, que se tem conhecimento, existem mais dois Miuras Sport 80/81 fora do Brasil: um  na Bolívia e outro em Portugal.

                                                   

 

MIURA SPORT  1980 / MTS 1.6 80  

MOTOR
  • Neste modelo há dois tipos de motorização:
  • VW AR 1.6  ( boxer )
  • VW 1.6  MTS (BS) – refrigerado a ÁGUA – MOTOR PASSAT TS  – (esclarecimento fornecido pelo miureiro Sandro/RJ com mais detalhes dos motores BS / BR / MD-270 / AP com seus históricos, no fim da página)  – com logotipo MTS 1.6 na traseira –

MOTOR  ( VW 1.6  refrigerado AR – boxer )

  • Posição: traseira c/ 4 cilindros horizontais opostos 2 a 2 (boxer)
  • Comando e válvulas por cilindro: no bloco, 2 no cabeçote, 2 Cilindrada 1.584
  • Taxa de compressão: 7,2:1 (gasolina)
  • Potência máxima: 65 cv a 4.600 rpm
  • Torque máximo: 12 m.kgf a 3.000 rpm
  • Alimentação: carburação dupla
  • Bateria 12 v – Alternador
Câmbio
  • Marchas e tração: 4 marchas tração traseira

MOTOR – PASSAT TS  ( WV  1.6  MTS – refrigerado ÁGUA –  BS ) 

  • Posição: invertido, logitudinal e traseira – 4 cilindros em linha
  • Comando  no cabeçote e 2 válvulas por cilindro
  • Cilindrada :1.588 cm3
  • Taxa de compressão: 10: 1 (gasolina) 
  • Potência máxima: 96 cv a 5.800 rpm
  • Torque máximo: 14,2 m.kgf a 3.000 rpm
  • Alimentação: um carburador de corpo duplo
  • Bateria 12v – Alternador

Câmbio

  • 4 Marchas e tração traseira c/ caixa de Brasília (longa) 

HISTÓRICO MOTORES 1.6 (ÁGUA) BR / BS / MD-270 / AP fornecido pelo miureiro Sandro/RJ : 

  • “Em 1976, a linha VW viu surgir o Passat TS que se tornaria um ícone
    entre os esportivos nacionais. O Passat TS, diferente das demais
    versões, era equipado com um novo motor, com cilindrada aumentada para
    1.6 e carburador de corpo duplo de fabricação alemã (conforme o amigo
    Luis Felipe descreveu no outro tópico). Logo fez sucesso e mostrava
    excelente desempenho, mesmo quando comparado a concorrentes de
    cilindrada superior e dotados de motores de 6 ou 8 cilindros. A partir
    da linha 1978 o motor 1.6 passou a equipar também a recém-lançada
    versão LSE.

    A partir do lançamento dos modelos movidos a álcool, mesmo as versões
    TS e LSE foram equipadas com motor 1.5. O fato aconteceu pela
    impossibilidade de adaptar o carburador Solex de fabricação alemã para
    o uso deste combustível e isto só foi corrigido em meados de 1982, com
    a introdução dos carburadores de corpo duplo produzidos pela
    Wecarbrás. Portanto, até esta época quem quisesse uma versão TS ou LSE
    com motor 1.6 deveria adquirir a versão movida a gasolina.

    Diferente do que é dito popularmente e esclarecido pelo amigo Luis
    Felipe, esses motores 1.5 e 1.6 não recebiam a denominação MD e nem AP
    pela VW sendo conhecidos apenas pelas seus prefixos (BR e BS). Estas
    denominações surgiram apenas em setembro de 1982 (mod.83) e 1984 com o
    lançamento do motor MD-270 e AP respectivamente.

     A identificação do motor utilizado no Passat se dará pela conferência
    da numeração na parte superior do bloco do motor, no seu lado
    esquerdo, junto a bomba de gasolina.

    Se a numeração(codificação) começar com as letras “BS” acompanhada de
    seis algarismos, trata-se de um motor 1600 a gasolina, se a numeração
    começar com as letras “BR” acompanhada de seis algarismos , teremos um
    motor de 1500cc. (ambos produzidos até agosto de 1982).”

Freios

  • Dianteiros : a disco
  • Traseiros : a tambor

Direção  

  • Assistência: tração mecânica
  • C/ Regulagem de algura elétrica

Suspensão ( VW AR) (MTS 1.6)

  • Dianteira: independente, barras de torção longitudinais com estabilizador
  • Traseira: independente, semi-eixos oscilantes com barras de torção e estabilizador

Dimensões

  • Comprimento: 4,30 m
  • Entre-eixos: 2,40 m
  • Altura: 1,21 m
  • Capacidade do tanque: 46 litros
  • Peso:  800 kg

Desempenho (vw AR)

  • Velocidade máxima: 135 km/h
  • Aceleração: de 0 a 100 km/h 23 s

Desempenho ( MTS 1.6)

  • Velocidade máxima:  180   km/h
  • Aceleração: de 0 a 100 km/h    13  s

Rodas

  • Pneus radiais: 185/70  R 13  
  • SCORRO mod conhecido como BOA NOITE 
  • furção 4×130 – 7 pol 

Painel

  • Disposto horizontalmente

Acabamento interno / externo

  • Cores : 12 cores exlcusivas, a maioria em  Metálico Acrílico
  • Teto aumentado em mais 3 cm
  • Painel : couro / curvin
  • Bancos : encosto de cabeça alto com logotipo Miura – couro
  • Cintos de segurança de 3 pontas
  • Carpetes: Buclê preto ou *Art Nylon (Tabacow)
  • Maçanetas internas das portas:  Manivelas Walrod
  • Pára-choques novos e envolventes
  • Espelhos retrovisores: até abril/80 eram iguais aos do mod 79 (Maverick, Corcel GT) a partir de maio/80 passaram para o modelo do Corcel II.
  • Lanternas  diant. e tras. redesenhadas, sendo que as sinaleiras dianteiras poderiam ser de dois tipos: retangulares ou tipo “bumerangue”.
  • Traseira modificada com acréscimo de um aerofólio – nova tampa do motor, agora separando o habitáculo  do motor, com novas entradas de ar e um novo vidro mais inclinado; lanternas envolventes
  • Dianteira modificada: novo pára-choques envolvente com opcional de um spoiler, lanternas redesenhadas
  • Aletas laterais novas
  • Bocal do tanque de gasolina agora escondido na Aleta lateral esq. (móvel)
  • Entradas de Ar agora na tampa do capô traseiro

Acessórios e itens de conforto

  • Ar condicionado (opcional)
  • Vidros elétricos (opcional)
  • Rádio toca-fitas (Bosh ou TKR-4) – agora disposto no painel – som estereofônico – 
  • Teto solar Webasto Karmann Ghia (opcional)
  • Aerofólio dianteiro (tipo Fórmula 1)
  • Ventição forçada/desembaçador (p/ vidro dianteiro)
  • Acabamento em couro natural
  • ….

SPORT  81

MOTOR – ESCAPAMENTO – FREIOS – CÂMBIO – DIMENSÕES

  • Idênticos ao mod 80
  • Motor Ar 1.6 / Motor Passat Ts 1.6 (MTS)

Rodas

  • 185 / 70 R 13
  • furação: 4 x 130
  • SCORRO -novo modelo exclusivo tipo “gaúcha” aro 13

Parachoques

  • Com novo desenho as laterais tem polainas (tanto na dianteira como na traseira) 

Faróis / Lanternas

  • Faróis iguais ao mod 80
  • Faróis de neblina ficam atrás das grades dianteiras
  • Lanternas dianteiras ficam maiores e mais envolventes
  • Lanternas traseiras iguais ao mod 80

Vidros

  • No mod 81 possuem a logomarca Miura

Painel

  • O painel é reestilizado ficando 06 cm maior em relação ao mod anterior
  • O porta luvas passa para a parte superior do painel 

Estofamento

  • Passa a ter novo modelo.

Volante e botão da buzina

  • Volante de três raios com duas fendas em cada raio
  • Botão da buzina côncavo com a logomarca “Miura” circular no centro 

Maçanetas

  • Iguais mod 80

Adornos / Características Gerais 

  • Retrovisor externo do Corcel II. Podendo haver, nos últimos veículos deste ano, retrovisores externos de fibra incorporados à porta como no mod 82
  • Tampa de combustível igual mod 80
  • O emblema “Miura” fica localizado abaixo da tampa do farol esquerdo
  • Limpadores de parabrisa do VW SP2

Acessórios e itens de conforto

  • Mesmos do mod 80

Parte externa do mod 81

  • Na dianteira há o acréscimo de um pequeno spoiler, abaixo do parachoque
  • A grade dianteira, existente nos Miuras de 77 a 79, volta a aparecer neste modelo com motor MTS (motor Passat TS). Já no modelo com motor a AR, existe uma “falsa grade”, em fibra, incorporada à carroceria.

SPORT  82 / 85

Motores / escapamento / freios / suspensão 

  • Iguais ao modelo 81

Rodas

  • SCORRO – desenho igual ao modelo 81, porém aro 14
  • furação: 4×130
  • 195 / 70  aro 14

Parte externa do veículo

  • As mudanças externas da carroceria ficam por conta da incorporação dos parachoques e retrovisores.
  • O modelo adota o padrão de pintura saia/blusa, sendo pintado de preto fosco apenas a área dos parachoques (dianteiro e traseiro) para baixo. Em 85  a pintura é geral, não tem saia/blusa.
  • Os parachoques são incorporados à carroceria com borraçhão, semelhantes ao modelo Targa
  • As tampas dos faróis são esticadas até a ponta do capô, semelhantes ao modelo Targa.

Faróis / lanternas / capô

  • Faróis, capô dianteiro e traseiro, iguais ao modelo 81.
  • Faróis de neblina.
  • Lanternas dianteiras, de Brasília, ficam na linha do parachoque. Também há “olhos de gato”, retangulares, na lateral do mesmo.
  • Lanternas traseiras são de Chevete Sedan 80/82, bicolor (vermelha e branca) ou tricolor (vermelha, laranja e branca).

Painel

  • O painel dos modelos Sport 82/84 adotam, integralmente em sua estrutura, os dispositivos dos carros da Ford Corcel II e Del Rey Guia.
  • No ano e modelo 85 segue o mesmo painel, contudo, serigrafado com a logomarca Miura.

Volante / Maçanetas

  • Volante de três raios sem fenda.
  • Maçanetas iguais ao mod 79.

Estofamento

  • Bancos seguem novo padrão, como no modelo Targa 82/83 (não usam material liso).
  • No modelo 85 é utilizado o padrão gravado no centro do banco.

Adornos

  • Retrovisor externo de fibra incorporado à porta.
  • O emblema Miura foi localizado na lateral inferior da tampa do farol esquerdo.
  • Limpadores do parabrisa do VW SP2.

 

Motor 3 – SET 80

Auto Esporte – SET 80

Revista Garagem – Edição especial

MIURA MTS

 

Veja também em:  CATÁLOGOS / Peças Miuras-reposição /Arquivo peças-SPORT

 

 REFERÊNCIAS PARA AVALIAÇÃO DE ORIGINALIDADE (PLACA PRETA)ver em: Miura Clube RJ

 

 

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