Miura Clube Gaúcho & Antigos
- 2019 e 2020
- HOME
- Clube
- Logo Carros Clube
- Sócios Fundadores / Sócios
- Amigos
- Clube / Revistas / jornais
- 35 anos Miura – 2012
- de 1º/05 até 13/05
- 01/5 – 14 de maio 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 02/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 03/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 04/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 05/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 06/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 07/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 08/5 – 14 de maio de 1977- Lançamento Nacional do Miura
- 09/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 10/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 11/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 12/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 13/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- de 15/5 até 30/05
- 15/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 16/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 17/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 18/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 19/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 20/5 – 14 de maio de 1977- Lançamento Nacional do Miura
- 21/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 22/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 23/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 24/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 25/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 26/5 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 27/05 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 28/05 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 29/05 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 30/05 – 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 14 de maio de 1977 – Lançamento Nacional do Miura
- 31/05 – Homenagem aos funcionários
- de 1º/05 até 13/05
- 34 anos Miura – 2011
- 33 anos Miura – 2010
- Festa 1º ano Clube
- Festa 2º ano clube
- MIURAS
- SPORT – 1977/1979
- SPORT II – 1980/1985
- TARGA – 1982/1988
- SPIDER – 1983/1988
- KABRIO – 1984/1985
- SAGA – 1984/1988
- SAGA 787 – 1986/1990
- X 8 – 1987/1990
- SAGA II – 1988/1982
- TOP SPORT – 1989/1992
- X 11 – 1990/1992
- HISTÓRIA / Parte técnica / Documentos da fábrica …
- Classificados – Miuras
- &
- ANTIGOS
- Carros / Cars…
- Competição – 2011/2014
- Restaurações – Antigos
- AMAAC – Asociación Amigos de los Autos Antiguos y Clasicos – Uruguay
- Veteran Car Club do Brasil RS
- Veteran Car Club NH
- Legislação / DENATRAN / Placa Preta …
- Testes Rev. 4 Rodas – 1961/… índice geral
- Curiosidades
- Encontros
- 2017
- 2018
- Próximos
- 2015
- ÁGUAS DE LINDÓIA – 2015 – SP
- Melo – Uruguai – 2015
- Encontro de Fuscas e Assemelhados – Portão/RS
- Encontro em São Marcos/RS
- FUSCA SHOW 2015
- Teutônia /RS
- Venâncio Aires/RS
- Encontro de Fuscas e Derivados – São Sebastião do Caí/rs – Abril
- Santa Tereza – rs – 17/05/2015
- São Sebastião do Caí/rs – 1/05/2015
- Nova Petrópolis – RS
- Encontro Zona Sul – POA/RS
- Tramandaí/rs – 8.2.2015
- Dekinha – Zivi Hercules/POA
- Veteran Car Club do Brasil RS / Shopping Total 2015
- HOT ROD RS – Largo da Epatur
- 2014
- 2º Encontro Carlos de Borba
- Santa Maria/rs – 23.11.2014
- IACS – Taquara/rs – 16.11
- Encontro dos Amigos de Araçariguama-SP (MIURAS) 9/11
- 8º ENCUENTRO INTERNACIONAL DE AUTOS CLÁSICOS Y DEPORTIVOS – MELO/URUGUAY – 27.06.2014
- FuscaShow 2014 – 1.6.2014
- Santa Tereza/RS – 18.05.2014
- São Sebastião do Caí/rs – 01.05.2014
- Bagé / RS – 06.4.2014
- Tramandaí/rs – 23.01.2014
- Veteran Car Club do Brasil / rs – Shopping Total 2014
- Dekinha
- Encontro da Zona Sul/POA
- Hot Rod Rs
- 2013
- Glorinha/rs – 22.12.2013
- Santo Antônio da Patrulha/rs – 24.11.2013
- Taquara/rs – 17.11.2013
- Tapes – 29.09.2013
- Bento Gonçalves – 15.09.2013
- 7º Encuentro Internacional de Autos Clásicos y Deportivos – Melo / Uruguay – 21, 22 y 23 / 06 / 2013
- Santo Antônio da Patrulha/rs – 09.06.2013
- X Encontro Estadual de Fuscas de NH – 26.05.2013
- Maquiné/rs – 05/05/2013
- São Sebastião do Caí/rs – 01/05/2013
- Portão/rs – 24.03.2013
- Tramandaí/RS – 20.01.2013
- Hot Rod – 2013
- Veteran Car Club do Brasil – RS – Shopping Total – 2013
- Dekinha 2013
- Encontro da Zona Sul – POA/RS
- 2012
- Glorinha/RS – 16.12.2012
- Encontro Motos Uruguai – NOV/2012
- Santo Antônio da Patrulha/rs – 25.11.2012
- Santa Maria/RS – 25.11.2012
- Taquara – IACS – 11.11.12
- Gravataí/RS – 30.09.2012
- Cachoeirinha/rs – Ratos no Asfalto – 19.08.2012
- Encontro do Museu do Trem – São Leopoldo/rs – 28.07.2012
- 6º Encuentro Internacional de Autos Clásicos Y Deportivos em Melo/Uruguay – 23.06.2012
- Santo Antônio da Patrulha/RS – 10.06.2012
- Itapuã/rs – 02.06.2012
- Taquara/RS – 06.05.2012
- São Sebastião do Caí/RS – 01.05.2012
- Portão / rs – 25.03.2012
- Cachoeirinha – 18.03.2012
- Tramandaí – 26.02.2012
- Dekinha – Zivi-Hércules 2012
- Hot Rod Rs – 2012
- Veteran Car Club do Brasil-RS / Shopping Total
- 2011
- Glorinha/RS – 18/12/2011
- 5º Encontro Nacional de Miuras – Imbituba/sc – 26,27/11/2011
- Santo Antônio da Patrulha/RS – 20.11.2011
- Taquara/rs – 06/11/2011
- Maquiné/RS – 06/11/2011
- Cachoeirinha – 16/10/2011
- Progresso/rs – 25/09/2011
- Dois Irmãos/RS – 04/09/2011
- Antonina/PR – 31/07/2011
- Melo – Uruguai- 26.06.2011
- Santo Antônio/rs – 12/06/2011
- Vale do Paranhana/rs – 17/04/2011
- Cachoeirinha/rs – 10.04.2011
- IV UFRGS Motorshow – 03.04.2011
- Tramandaí – rs – 20/02/11
- Pinhal / rs – 16/01/11
- Alvorada – 2011
- Dekinha – 2011
- POA Fusca Clube – Viaduto
- HotRod – Epatur/2011
- 2010
- Encontro Carlos Roberto de Borba – MCGA
- Mapas / Previsão do Tempo – Encontros
- Mercado Público – 2011
- Mercado Público – 2010
- EXPOCLASSIC 2009/2010
- EXPOCLASSIC 2011
- EXPOCLASSIC 2012 – 10 anos
- EXPOCLASSIC 2013
- EXPOCLASSIC 2014
- EXPOCLASSIC 2015
- * de Clubes parceiros 2012
- * de clubes parceiros 2013/2014/2015
- Catálogos
SPORT II – 1980/1985
SPORT MTS 1.6 com MOTOR PASSAT TS
TODAS AS GERAÇÕES DO SPORT
Miura 82 exportado para Singapura
MIURA 1982
Miura Sport 1985
Notas
-
1 – a produção dos SPORT foi entre 1977 e 1983, contudo, sabemos que mais quatro unidades foram produzidas após esse período (03 em 1984). O último foi faturado em abril de 1985.
-
1.1 – Foram fabricados, segundo pesquisa realizada, 320 (trezentos e vinte) Miuras Sport MODELO 80 (chassi 10.443 a 762), 278 (duzentos e setenta e oito) MODELO 81 (chassi 10.763 a 11.040), 26 (vinte e seis) MODELO 82 (chassi 11.041 a 066), 08 (oito) MODELO 83 (chassi 11.067 a 074), 03 (três) MODELO 84 (chassi 11.075 a 077) e 01 (um) MODELO 85 (chassi 11.078).
-
1.2 – Produção total dos SPORT : 1.078 (77/79 – total 442) (80/85 – total 636).
-
2 – a denominação SPORT II é usada pelos miureiros para diferenciar a reestilização feita no modelo a partir de 1980, com novas rodas, vidro traseiro, tampa do motor, sinaleiras, entre outros detalhes. Oficialmente, pela documentação (plaqueta), é apenas MIURA tipo SPORT (apenas os chassis 01 e 02 tem a denominação MIURA modelo SPORT). Outro termo, também usado pelos miureiros, é Geração I ou Geração II..
-
3 – o Miura com motor Passat TS tinha o logotipo MTS 1.6 na tampa traseira, que diferenciava-o do seu irmão com motor vw refrigerado a ar.
-
4 – Nos modelos 83, 84 e 85 (82/83, 83/83, 84 e 85) as tampas dos faróis são esticadas até a ponta do capô (semelhantes ao modelo Targa)
-
Miuras Sport 81 esportados para: ESTADOS UNIDOS, BOLÍVIA, PORTUGAL, ÁFRICA DO SUL (NIGÉRIA), ARGENTINA, PARAGUAI, COLÔMBIA, SINGAPURA
-
os exemplares exportados para Singapura tinham o volante no lado direito.
-
um exemplar exportado para os Estados Unidos tinha motor Ford 2.3 l, freio a disco nas 4 rodas, entre outros detalhes…
-
atualmente, que se tem conhecimento, existem mais dois Miuras Sport 80/81 fora do Brasil: um na Bolívia e outro em Portugal.
MIURA SPORT 1980 / MTS 1.6 80
-
Neste modelo há dois tipos de motorização:
-
VW AR 1.6 ( boxer )
-
VW 1.6 MTS (BS) – refrigerado a ÁGUA – MOTOR PASSAT TS – (esclarecimento fornecido pelo miureiro Sandro/RJ com mais detalhes dos motores BS / BR / MD-270 / AP com seus históricos, no fim da página) – com logotipo MTS 1.6 na traseira –
MOTOR ( VW 1.6 refrigerado AR – boxer )
-
Posição: traseira c/ 4 cilindros horizontais opostos 2 a 2 (boxer)
-
Comando e válvulas por cilindro: no bloco, 2 no cabeçote, 2 Cilindrada 1.584
-
Taxa de compressão: 7,2:1 (gasolina)
-
Potência máxima: 65 cv a 4.600 rpm
-
Torque máximo: 12 m.kgf a 3.000 rpm
-
Alimentação: carburação dupla
-
Bateria 12 v – Alternador
-
Marchas e tração: 4 marchas tração traseira
MOTOR – PASSAT TS ( WV 1.6 MTS – refrigerado ÁGUA – BS )
-
Posição: invertido, logitudinal e traseira – 4 cilindros em linha
-
Comando no cabeçote e 2 válvulas por cilindro
-
Cilindrada :1.588 cm3
-
Taxa de compressão: 10: 1 (gasolina)
-
Potência máxima: 96 cv a 5.800 rpm
-
Torque máximo: 14,2 m.kgf a 3.000 rpm
-
Alimentação: um carburador de corpo duplo
-
Bateria 12v – Alternador
Câmbio
-
4 Marchas e tração traseira c/ caixa de Brasília (longa)
HISTÓRICO MOTORES 1.6 (ÁGUA) BR / BS / MD-270 / AP fornecido pelo miureiro Sandro/RJ :
-
“Em 1976, a linha VW viu surgir o Passat TS que se tornaria um ícone
entre os esportivos nacionais. O Passat TS, diferente das demais
versões, era equipado com um novo motor, com cilindrada aumentada para
1.6 e carburador de corpo duplo de fabricação alemã (conforme o amigo
Luis Felipe descreveu no outro tópico). Logo fez sucesso e mostrava
excelente desempenho, mesmo quando comparado a concorrentes de
cilindrada superior e dotados de motores de 6 ou 8 cilindros. A partir
da linha 1978 o motor 1.6 passou a equipar também a recém-lançada
versão LSE.A partir do lançamento dos modelos movidos a álcool, mesmo as versões
TS e LSE foram equipadas com motor 1.5. O fato aconteceu pela
impossibilidade de adaptar o carburador Solex de fabricação alemã para
o uso deste combustível e isto só foi corrigido em meados de 1982, com
a introdução dos carburadores de corpo duplo produzidos pela
Wecarbrás. Portanto, até esta época quem quisesse uma versão TS ou LSE
com motor 1.6 deveria adquirir a versão movida a gasolina.Diferente do que é dito popularmente e esclarecido pelo amigo Luis
Felipe, esses motores 1.5 e 1.6 não recebiam a denominação MD e nem AP
pela VW sendo conhecidos apenas pelas seus prefixos (BR e BS). Estas
denominações surgiram apenas em setembro de 1982 (mod.83) e 1984 com o
lançamento do motor MD-270 e AP respectivamente.A identificação do motor utilizado no Passat se dará pela conferência
da numeração na parte superior do bloco do motor, no seu lado
esquerdo, junto a bomba de gasolina.Se a numeração(codificação) começar com as letras “BS” acompanhada de
seis algarismos, trata-se de um motor 1600 a gasolina, se a numeração
começar com as letras “BR” acompanhada de seis algarismos , teremos um
motor de 1500cc. (ambos produzidos até agosto de 1982).”
Freios
-
Dianteiros : a disco
-
Traseiros : a tambor
Direção
-
Assistência: tração mecânica
-
C/ Regulagem de algura elétrica
Suspensão ( VW AR) (MTS 1.6)
-
Dianteira: independente, barras de torção longitudinais com estabilizador
-
Traseira: independente, semi-eixos oscilantes com barras de torção e estabilizador
Dimensões
-
Comprimento: 4,30 m
-
Entre-eixos: 2,40 m
-
Altura: 1,21 m
- Capacidade do tanque: 46 litros
-
Peso: 800 kg
Desempenho (vw AR)
-
Velocidade máxima: 135 km/h
-
Aceleração: de 0 a 100 km/h 23 s
Desempenho ( MTS 1.6)
-
Velocidade máxima: 180 km/h
-
Aceleração: de 0 a 100 km/h 13 s
Rodas
-
Pneus radiais: 185/70 R 13
-
SCORRO mod conhecido como BOA NOITE
-
furção 4×130 – 7 pol
Painel
-
Disposto horizontalmente
Acabamento interno / externo
-
Cores : 12 cores exlcusivas, a maioria em Metálico Acrílico
- Teto aumentado em mais 3 cm
-
Painel : couro / curvin
-
Bancos : encosto de cabeça alto com logotipo Miura – couro
-
Cintos de segurança de 3 pontas
-
Carpetes: Buclê preto ou *Art Nylon (Tabacow)
-
Maçanetas internas das portas: Manivelas Walrod
-
Pára-choques novos e envolventes
-
Espelhos retrovisores: até abril/80 eram iguais aos do mod 79 (Maverick, Corcel GT) a partir de maio/80 passaram para o modelo do Corcel II.
-
Lanternas diant. e tras. redesenhadas, sendo que as sinaleiras dianteiras poderiam ser de dois tipos: retangulares ou tipo “bumerangue”.
-
Traseira modificada com acréscimo de um aerofólio – nova tampa do motor, agora separando o habitáculo do motor, com novas entradas de ar e um novo vidro mais inclinado; lanternas envolventes
-
Dianteira modificada: novo pára-choques envolvente com opcional de um spoiler, lanternas redesenhadas
-
Aletas laterais novas
-
Bocal do tanque de gasolina agora escondido na Aleta lateral esq. (móvel)
-
Entradas de Ar agora na tampa do capô traseiro
Acessórios e itens de conforto
-
Ar condicionado (opcional)
-
Vidros elétricos (opcional)
-
Rádio toca-fitas (Bosh ou TKR-4) – agora disposto no painel – som estereofônico –
-
Teto solar Webasto Karmann Ghia (opcional)
-
Aerofólio dianteiro (tipo Fórmula 1)
-
Ventição forçada/desembaçador (p/ vidro dianteiro)
-
Acabamento em couro natural
-
….
SPORT 81
MOTOR – ESCAPAMENTO – FREIOS – CÂMBIO – DIMENSÕES
-
Idênticos ao mod 80
-
Motor Ar 1.6 / Motor Passat Ts 1.6 (MTS)
Rodas
-
185 / 70 R 13
-
furação: 4 x 130
-
SCORRO -novo modelo exclusivo tipo “gaúcha” aro 13
Parachoques
-
Com novo desenho as laterais tem polainas (tanto na dianteira como na traseira)
Faróis / Lanternas
-
Faróis iguais ao mod 80
-
Faróis de neblina ficam atrás das grades dianteiras
-
Lanternas dianteiras ficam maiores e mais envolventes
-
Lanternas traseiras iguais ao mod 80
Vidros
-
No mod 81 possuem a logomarca Miura
Painel
-
O painel é reestilizado ficando 06 cm maior em relação ao mod anterior
-
O porta luvas passa para a parte superior do painel
Estofamento
-
Passa a ter novo modelo.
Volante e botão da buzina
-
Volante de três raios com duas fendas em cada raio
-
Botão da buzina côncavo com a logomarca “Miura” circular no centro
Maçanetas
-
Iguais mod 80
Adornos / Características Gerais
-
Retrovisor externo do Corcel II. Podendo haver, nos últimos veículos deste ano, retrovisores externos de fibra incorporados à porta como no mod 82
-
Tampa de combustível igual mod 80
-
O emblema “Miura” fica localizado abaixo da tampa do farol esquerdo
-
Limpadores de parabrisa do VW SP2
Acessórios e itens de conforto
-
Mesmos do mod 80
Parte externa do mod 81
-
Na dianteira há o acréscimo de um pequeno spoiler, abaixo do parachoque
-
A grade dianteira, existente nos Miuras de 77 a 79, volta a aparecer neste modelo com motor MTS (motor Passat TS). Já no modelo com motor a AR, existe uma “falsa grade”, em fibra, incorporada à carroceria.
SPORT 82 / 85
Motores / escapamento / freios / suspensão
-
Iguais ao modelo 81
Rodas
-
SCORRO – desenho igual ao modelo 81, porém aro 14
-
furação: 4×130
-
195 / 70 aro 14
Parte externa do veículo
-
As mudanças externas da carroceria ficam por conta da incorporação dos parachoques e retrovisores.
-
O modelo adota o padrão de pintura saia/blusa, sendo pintado de preto fosco apenas a área dos parachoques (dianteiro e traseiro) para baixo. Em 85 a pintura é geral, não tem saia/blusa.
-
Os parachoques são incorporados à carroceria com borraçhão, semelhantes ao modelo Targa
-
As tampas dos faróis são esticadas até a ponta do capô, semelhantes ao modelo Targa.
Faróis / lanternas / capô
-
Faróis, capô dianteiro e traseiro, iguais ao modelo 81.
-
Faróis de neblina.
-
Lanternas dianteiras, de Brasília, ficam na linha do parachoque. Também há “olhos de gato”, retangulares, na lateral do mesmo.
-
Lanternas traseiras são de Chevete Sedan 80/82, bicolor (vermelha e branca) ou tricolor (vermelha, laranja e branca).
Painel
-
O painel dos modelos Sport 82/84 adotam, integralmente em sua estrutura, os dispositivos dos carros da Ford Corcel II e Del Rey Guia.
-
No ano e modelo 85 segue o mesmo painel, contudo, serigrafado com a logomarca Miura.
Volante / Maçanetas
-
Volante de três raios sem fenda.
-
Maçanetas iguais ao mod 79.
Estofamento
-
Bancos seguem novo padrão, como no modelo Targa 82/83 (não usam material liso).
-
No modelo 85 é utilizado o padrão gravado no centro do banco.
Adornos
-
Retrovisor externo de fibra incorporado à porta.
-
O emblema Miura foi localizado na lateral inferior da tampa do farol esquerdo.
-
Limpadores do parabrisa do VW SP2.
Motor 3 – SET 80
Auto Esporte – SET 80
Revista Garagem – Edição especial
MIURA MTS
Veja também em: CATÁLOGOS / Peças Miuras-reposição /Arquivo peças-SPORT
REFERÊNCIAS PARA AVALIAÇÃO DE ORIGINALIDADE (PLACA PRETA)ver em: Miura Clube RJ
COMENTÁRIOS RECENTES